quinta-feira, 27 de junho de 2013

Venda de computadores no Brasil cai 10% no primeiro trimestre de 2013

As vendas de computadores no Brasil caíram 10% no primeiro trimestre de 2013, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (27) pela consultoria de tecnologia IDC. 

  Nos três primeiros meses do ano foram vendidos 3,4 milhões de PCs. Em relação ao mesmo período de 2012, a comercialização de computadores de mesa caiu 11% e a de notebooks, 9%. 

Segundo a IDC, o fenômeno de vendas ruins de computadores acontece no mundo todo. A queda ao redor do globo foi de 13%. 
  Segundo o analista da IDC, Pedro Hagge, o Brasil, porém, ainda passa por um momento em ocorrem compras, principalmente por parte das pequenas e médias empresas. 

  Os consumidores, no entanto, preferem tablets, para poderem navegar na internet, consumir conteúdos e jogarem games. Os dispositivos mais baratos são os preferidos. 

Esse movimento é o responsável pela queda nas vendas de computadores para consumidores domésticos em 12%, de janeiro a março, em comparação ao mesmo período de 2012. 

As próximas medições prometem quedas mais acentuadas ainda. Na avaliação mensal, a IDC constatou que a venda de 1,1 milhão de computadores em abril representa uma diminuição de 24% nas unidades comercializadas em relação a março e de 14,5% sobre o mesmo mês de 2012. 

A aposta da consultoria é que o mercado vai encolher 8% em 2013. 

A análise da IDC é que a indústria de PCs passa por uma fase em que tenta fazer uma adequação ao avanço dos tablets. Por isso são lançados computadores híbridos, com telas sensíveis ao toque e que podem ser destacadas das bases e utilizadas como tablets. Essa solução tende a elevar o preço dos aparelhos. 

Fora isso, a popularização de tablets e smartphones tende a aumentar a vida útil dos computadores, o que estende os períodos entre uma compra e outra de computadores.

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