sábado, 18 de janeiro de 2014

"Apagão dos videogames" pode afetar brasileiros




A falta de endereços de identificação no padrão IPv4 (Internet Protocol version 4) pode começar a prejudicar jogadores em todo o Brasil, e no restante do mundo, ainda em meados de 2014. 

Seria uma espécie de "apagão dos videogames", uma vez que aparelhos dessa natureza utilizam conexões ponta a ponta (peer-to-peer) que dependem muito do padrão citado. 


Em explicação ao portal UOL, o NIC.br, órgão que executa as resoluções doComitê Gestor da Internet no Brasil, por meio do gerente de projetos Antonio Moreiras, deixa claro que os endereços IPv4  reservados aos brasileiros devem acabar até maio deste ano por conta da demanda de novos usuários de internet no país. 

Com a falta desses endereços, os jogadores enfrentariam problemas para disputar partidas on-line, já que as conexões entre os videogames em rede não poderiam ser identificadas. 

A melhor solução para o problema seria a total substituição do padrão IPv4 peloIPv6, o que, apesar de ideal, causaria transtornos devido à complexidade e tempo consumido no processo de troca de endereços. 

E esse processo não se daria de forma automática, ou seja, seria necessário um mutirão de especialistas em rede para botar tudo para andar nos trilhos pelos próximos anos. 

IPv4 vs. IPv6 


Explicando brevemente, o padrão IPv4 usa endereços 32-bit, enquanto o IPv6 usa endereços 128-bit: na prática, enquanto com 32 bits o IPv4 é capaz de liberar 4,3 bilhões de endereços para o mundo, o IPv6 pode liberar 340 "undecilhões"

"Undecilhões"? 

Sim. É algo que vem do inglês "undecillion" e que representa o número (no caso, 340) seguido de 36 zeros. Digitando, sairia o seguinte: 
340.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de endereços! 

É o mesmo que dizer "bilhões de quatrilhões" de endereços. 

Xbox One estaria preparado para apagão; PS4, não. Leia o por quê. 

Ainda segundo Antonio Moreiras, do NIC.br, o Xbox One já foi preparado pelaMicrosoft para suportar o padrão IPv6, o que o colocaria em certa vantagem diante do PS4, que apenas suporta o padrão IPv4

Em termos práticos, futuros jogadores de PS4 podem enfrentar problemas para disputar partidas on-line porque os jogos para esse console não estariam preparados para a transição entre padrões. 

É que como solução provisória, os provedores passariam a distribuir endereços 
IPv4 compartilhados entre os usuários; dessa forma, jogadores com o mesmo endereço poderiam tentar o ingresso em um mesmo servidor de jogo. 

Seria um meio-termo (bem menos do que meio) entre o atual padrão e o IPv6.




Nenhum comentário:

Postar um comentário