domingo, 10 de novembro de 2013

Google remove serviço de DNS no Brasil


Possivelmente prevendo a inevitabilidade da aprovação do marco civil, o Google  transferiu seu serviço de DNS (sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio) do Brasil para os Estados Unidos. A informação é da Renesys, empresa que monitora as atividades na internet em todo o mundo. 

Segundo a Renesys, o DNS do Google para a América Latina tinha parado de responder a consultas de São Paulo no mês passado, começado a encaminhá-las de volta para os EUA. Ao remover a resolução de DNS do Brasil, o DNS do Google agora passa a operar fora da jurisdição brasileira. O DNS funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. 

Google admite a mudança, mas não revela o motivo. Para a Renesys"parece apenas prudente que, ao saber da nova lei de privacidade no Brasil, o Google tenha começado o processo de descontinuidade de seus serviços no país, aguardando uma revisão da legislação"

E complementa: "Se o Google deixar o Brasil, como fez na China, poderá optar por investir em infraestrutura em outros países com leis mais a seu gosto. Esse desenvolvimento pode induzir a competição local, talvez com encorajamento do governo, como se viu no Baidu chinês e no Yandex russo. Não é necessariamente uma coisa ruim para o Brasil ou para a região como um todo, no longo prazo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário