segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PS4 bate recorde e se torna o maior lançamento de console de todos os tempos


Eu era uma dessas pessoas que dizia "consoles estão mortos". Eu até pensei em algum momento que eu estava certo. Com o aumento da fragmentação (Steam,jogos de PC, jogos para celular, Ouya...) e a morte aparentemente imparável da Nintendo, ficou claro para mim que "máquinas dedicados de jogos" eram uma coisa do passado. 

Claro, eu ainda estou animado com o PS4 (e eu consegui um) e, de certa forma, o Xbox, mas eu acreditava que eu era um dos poucos "hardcore gamers" ainda interessados nisso. 

Eu estava errado. 

A Sony anunciou hoje que vendeu 1 milhão de PS4s nos EUA no primeiro dia do lançamento. Agora, vamos colocar esses números em perspectiva, porém, como eu tenho certeza que eles querem dizer que venderam 1 milhão de unidades desde que o console se tornou disponível para pré-compra meses atrás. Mesmo assim, esse é um número bastante impressionante aqui, compararando com outros consoles lançados no passado. 


Reagrupando esses 1 milhão de unidades em um dia (que o pessoal de marketing Playstation não hesitou em fazer), o PS4 é, de longe, o maior lançamento de um console da história, com o Sega Dreamcast ficando em segundo lugar com 500'000 de unidades vendidas no EUA, em 2 semanas. Indiscutivelmente, o PS2 foi, possivelmente, tão grande quanto o PS4, mas se olharmos apenas para os números dos Estados Unidos, 1 milhão de unidades do PS4 só faz do PS2 "500k vendidos em os EUA em uma semana" quase ridículo. 

Em relação a geração anterior o PS3 vendeu cerca de 200'000 unidades em duas semanas nos EUA, e o Xbox 360 326'000 em relação ao mesmo período de tempo. O número de PS4 vendidos em um dia nos EUA é basicamente duas vezes mais tanto como o PS3 e Xbox 360 em 2 semanas... 

Esses números são simplesmente impressionante. Novamente, eles são "tendenciosos", porque os consoles estão disponíveis para pré-venda já há um tempo, e também provavelmente significa que a Sony melhorou a sua eficiência de produção (por ter o console fabricado na China ao invés do Japão, parece que eles têm evitado a falta de estoque que havia atormentado tanto o PS2 e o PS3), mas mesmo assim, essa é uma grande quantia para o primeiro dia do console. 

Vale a pena mencionar que embora um grande começo, não significa necessariamente um sucesso a longo prazo. O Wii U superou o Xbox 360 e o PS3 em termos de "primeira semana de vendas", com 400k de unidades vendidas, mas eu estou vendo dificuldade em ver o Wii U competindo contra os dois gigantes nos próximos anos. 

Vamos ver como o Xbox One vai se sair!




Nenhum comentário:

Postar um comentário